Política e Administração Pública

PT obstrui votação em protesto contra tarifa de passageiro por conexão em voos

20/06/2016 - 21:05  

Assista ao vivo

O PT lança mão de vários requerimentos para tentar impedir a votação da Medida Provisória 714/16, que aumenta de 20% para 49% o máximo de capital estrangeiro com direito a voto nas empresas aéreas nacionais. O líder do PT, deputado Afonso Florence (BA), disse que é contra a ampliação da abertura de capital e do pagamento de taxas por conexões.

“O passageiro faz uma conexão por força da empresa e vai ser obrigado a pagar conexão? A pessoa não escolheu parar no meio do caminho para trocar de aeronave. Além disso, é absurda essa abertura do mercado sem um estudo mais consistente”, declarou Florence.

Para o líder do governo, deputado Andre Moura (PSC-SE), a intenção é modernizar o mercado aéreo. “Queremos melhorar a qualidade do serviço, permitir entrada de capital estrangeiro para que tenhamos aeronaves mais modernas”, avaliou.

Garantia de voos
O líder do PDT, deputado Weverton Rocha (MA), também quer votar a medida provisória nesta segunda-feira, com a garantia de que voos para destinos menos lucrativos sejam mantidos. “Temos de fazer esse debate no conteúdo e na matéria porque temos de aprimorar a legislação de aviação civil. Do jeito que está, não pode ficar”, disse.

Já o relator da MP, deputado Zé Geraldo (PT-PA), rebateu as críticas. “O objetivo é tirar aquele dinheiro que é cobrado nas tarifas e vai para superavit, agora vai para a Infraero, para fortalecer a Infraero”, afirmou.

Ele disse ainda que o aumento do percentual de capital estrangeiro é uma reivindicação das empresas. “O governo pretende aumentar a competição no mercado”, disse.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 714/2016

Íntegra da proposta