Política e Administração Pública

Frente contra a corrupção, Ministério Público e entidades devem se reunir com Maranhão na terça

Eles reivindicam a instalação de comissão especial para analisar projeto de lei que estabelece medidas contra a corrupção e demais crimes contra o patrimônio público e combate ao enriquecimento ilícito de agentes públicos

09/06/2016 - 18:31  

A Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, representantes do Ministério Público e de entidades da sociedade civil devem se encontrar com o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), na próxima terça-feira (14). Eles reivindicam a instalação de uma comissão especial para analisar projeto de lei (PL 4850/16) que estabelece medidas contra a corrupção e demais crimes contra o patrimônio público e combate ao enriquecimento ilícito de agentes públicos.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), mais de dois milhões de assinaturas favoráveis ao projeto já foram entregues ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, que havia se comprometido a providenciar o funcionamento da comissão especial. Mendes Thame destacou ainda que, desde do afastamento de Cunha, a matéria está parada.

"Faz dois meses que não tivemos nenhuma movimentação na formação dessa comissão. E é isso que nós estamos vindo aqui cobrar: que se instale para que comece a tramitar esse projeto, que é um desejo de toda a população brasileira", afirmou.

Além dos dois milhões de assinaturas já registradas, serão entregues a Waldir Maranhão mais 100 mil assinaturas apoiando a tramitação do projeto, que tem como base 10 medidas contra a corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal.

Segundo o representante da ONG Instituto de Fiscalização e Controle, Everton Kischlat, houve uma mobilização nacional na busca de apoio.

"O Instituto de Fiscalização e Controle fez isso, através de suas redes sociais. Fazemos parte de uma rede, a rede Amarribo-IFC, que é uma rede nacional que trabalha com cerca de 300 organizações da sociedade civil que fomentam o controle social, o acompanhamento dos gastos públicos. Fomentamos a participação dessas organizações via rede social, com manifestações aqui em Brasília, coletamos assinaturas, íamos a campo", explicou Kischlat.

Entre as 10 medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público, estão a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; celeridade nas ações de improbidade administrativa; prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado; e recuperação do lucro derivado do crime.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3855/2019

Íntegra da proposta