Política e Administração Pública

Com apoio no Congresso, presidente interino pede diálogo e aposta na economia

12/05/2016 - 19:06  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Presidente interino, Michel Temer (PMDB) realiza cerimônia de posse de novos ministros
Presidente interino Michel Temer realizou cerimônia de posse dos novos ministros

Em seu primeiro pronunciamento depois de assumir interinamente a Presidência da República, Michel Temer disse que o seu governo terá pela frente uma agenda legislativa intensa, o que demandará diálogo e uma base parlamentar sólida no Congresso Nacional.

“Executivo e Legislativo precisam trabalhar com harmonia e de uma forma integrada”, disse o presidente em exercício. “Vamos precisar muito da governabilidade.”

As afirmações foram feitas nesta quinta-feira (12), durante a posse dos novos ministros, no Palácio do Planalto. Temer assumiu a Presidência no fim da manhã, quando foi notificado pelo primeiro-secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), do afastamento de Dilma Rousseff com a abertura do processo de impeachment no Senado.

Governo de coalizão
A preocupação com a formação de um governo de coalizão com forte presença no Congresso levou o presidente interino a indicar dez deputados federais como ministros. Foram contemplados com cargo ministerial deputados do PMDB, PSDB, PPS, DEM, PP, PTB, PR, PV e PSB. Outras três pastas serão ocupadas por senadores do PSDB, PP e PMDB, partido do presidente. Também estão na lista quatro ex-deputados.

Os novos ministros deverão ajudar o presidente interino a coordenar a agenda legislativa no Congresso. Temer defendeu a revisão do pacto federativo, assunto que foi discutido pela Câmara durante todo o ano passado, e, falando da Previdência Social, afirmou que eventuais reformas não vão afetar os direitos adquiridos do cidadão.

Economia
O presidente interino disse que o momento “é de grande dificuldade” e afirmou que o objetivo do seu governo é estancar a queda da atividade econômica. Para isso, ele elencou algumas prioridades, como o reequilíbrio das contas públicas e a melhoria do ambiente de negócios. Com um discurso voltado ao mercado, Temer afirmou que o governo interino dará mais espaço para a iniciativa privada na área econômica.

“Ao Estado compete cuidar da segurança, da saúde, da educação. Ou seja, dos espaços e setores fundamentais que não podem sair da órbita pública. O restante terá que ser compartilhado com a iniciativa privada, aqui entendida como uma conjugação entre trabalhadores e empresários”, afirmou.

Temer pediu ajuda aos novos ministros para abrir o diálogo com os diversos setores sociais para “pacificar” o País e afirmou que manterá programas sociais como o Bolsa Família, o Pronatec (ensino profissionalizante) e o Minha Casa, Minha Vida (habitacional). “Foram projetos que deram certo e terão suas gestões aprimoradas”, afirmou.

Na manhã desta sexta-feira (12), o presidente em exercício fará a primeira reunião ministerial.

Posse dos suplentes
Os dez deputados que tomaram posse em ministérios serão substituídos pelos suplentes. A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara expedirá a convocação dos suplentes tão logo seja notificada pelos parlamentares que foram para o Executivo.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.