Política e Administração Pública

MP que prorroga contratos de energia vai preservar empregos, diz deputado

30/09/2015 - 18:41  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O deputado Newton Cardoso Jr (PMDB-MG) defendeu a aprovação da Medida Provisória 677/15, que permite à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, prorrogar até 8 de fevereiro de 2037 contratos de fornecimento de energia com indústrias do Nordeste, classificadas como grandes consumidores.

Cardoso chamou atenção para a importância de assegurar a manutenção de empregos em momentos de crise. “O Brasil perdeu 500 mil vagas de emprego neste ano, principalmente na indústria. A responsabilidade desta Casa é com a preservação da indústria e do desenvolvimento do País”, disse ele, ao defender a aprovação do relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) sobre a MP.

O deputado citou o caso da região Norte de Minas Gerais, que reúne muitas siderúrgicas. “São indústrias sólidas tradicionais, cujos contratos foram rompidos de forma unilateral. Ao aprovar esta medida, iremos garantir que os contratos sejam renovados em condições equilibradas, para permitir a continuidade dos negócios que geram exportações de quase R$ 4 bilhões e tributos da ordem de R$ 10 bilhões ao País”, disse.

Já o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) destacou o caráter suprapartidário da medida, que tem o apoio de governo e oposição. “É uma solução inteligente para um setor que se encontra em grave crise. Se não aprovarmos, é uma tragédia da Bahia para cima com relação a uma boa parte das indústrias que recebem energia da Chesf”, disse. “Eu vejo pela primeira vez, há muito tempo, uma matéria que reúne o sentimento suprapartidário”, destacou.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 677/2015

Íntegra da proposta