Política e Administração Pública

Relator pede rejeição de emenda sobre seguro-desemprego do trabalhador rural

30/09/2015 - 16:32  

O relator da Medida Provisória 676/15 na comissão mista do Congresso, deputado Afonso Florence (PT-BA), manifestou-se há pouco contra emenda do senador Paulo Rocha (PT-PA), em análise neste momento, que disciplina o recebimento do seguro-desemprego pelo trabalhador rural.

“Não vemos ambiente politico e fiscal para acatar essa emenda que diz respeito ao seguro-desemprego para trabalhador rural dispensado sem justa causa. É um tema sensível e queremos discutir esse assunto, mas não foi possível incluir essa parte no acordo firmado para a aprovação da proposta”, destacou Florence.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), também destacou que a emenda não faz parte do acordo firmado na comissão especial. “O momento não permite criar uma regra que vai custar bilhões ao caixa da Previdência. Não foi isso o que a comissão especial do Congresso votou com base em um acordo com o apoio de partidos de oposição”, disse Guimarães.

Já o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) afirmou que na relação capital/trabalho o trabalhador é sempre penalizado. “Essa emenda pode tirar 60% dos assalariados rurais da informalidade”, ressaltou.

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), disse que votar a favor da emenda não envolve quebra de acordo nem compromete as contas públicas. “A economia do País só não está pior porque o agronegócio segura as pontas. Por isso, sem quebrar nenhum acordo e com a responsabilidade do partido com o Brasil, nós encaminhamos sim à emenda”, afirmou. Rosso é um dos integrantes da base aliada ao Executivo que têm posição contrária à orientação do governo na votação da matéria.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – João Pitella Junior

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.