Política e Administração Pública

Prazo para indicações ao Prêmio Lucio Costa é prorrogado até 2 de setembro

07/08/2015 - 19:37  

Jean Pierre Dalbéra
História do Brasil - história Brasília Oscar Niemeyer Lucio Costa
Lucio Costa (1902-1998) elaborou o projeto do Plano Piloto de Brasília

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) vai receber dos deputados a indicação dos candidatos a serem agraciados com o "Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação" - Edição 2015 até o dia 2 de setembro. Antes, a data limite era 10 de agosto.

Cada deputado integrante da CDU (titulares e suplentes, no total de 36 parlamentares) poderá indicar até três nomes de entidade ou pessoa jurídica, e até três nomes de personalidades, cada um dos nomes ligados a uma das áreas distintas: mobilidade, saneamento e habitação. A seleção dos agraciados será feita por votação entre esses parlamentares.

O indicado ao prêmio deverá ter realizado trabalhos, ações ou programas que mereceram especial destaque na contribuição ao desenvolvimento das metrópoles ou cidades brasileiras e possuir notória idoneidade. O objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Participação e seleção 
Os interessados devem entrar em contato com os deputados da CDU. A indicação deverá ser apresentada em forma de relato sintetizado da ação desenvolvida pelo indicado e estar devidamente fundamentada, com dados qualitativos e informações comprobatórias de adequação do indicado e da respectiva ação à premiação, por ofício ou e-mail enviado à Comissão.

A CDU, em reunião convocada para este fim, que ocorrerá até o dia 10 de setembro de cada ano, apreciará as indicações apresentadas e escolherá os agraciados. A definição dos premiados será feita pela apuração dos votos dos parlamentares da Comissão, sendo declarados vencedores aqueles que obtiverem a maioria simples dos votos dos parlamentares presentes à reunião de escolha.

Premiação 
O prêmio, instituído pela Resolução 8/2015, de 1º de junho de 2015, será conferido anualmente pela Câmara dos Deputados, por meio da CDU.

Aos agraciados será entregue um diploma de menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lúcio Costa, criada e produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier.

O evento de premiação acontecerá no dia 6 de outubro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 17 horas. A data escolhida deve-se ao dia 8 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial do Urbanismo.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.