Política e Administração Pública

Votação de contas presidenciais divide opiniões por possibilidade de impeachment

05/08/2015 - 21:37  

Deputados discutiram a possibilidade de que a votação das contas presidenciais pelo Plenário da Câmara seja parte de uma estratégia para levar ao impeachment da presidente Dilma Rousseff – com a rejeição das suas contas de 2014. Houve quem pedisse calma, mas a oposição defendeu.

Na sessão desta quarta-feira (5), o Plenário discutiu as contas de 1992, 2002, 2006 e 2008. A votação está prevista para esta quinta-feira.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) defendeu o impeachment. “Caçar o mandato de quem trai o povo brasileiro é dever democrático”, disse.

Outros deputados da oposição, a exemplo do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), pediram o fim do governo da presidente Dilma Rousseff.

O líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), defendeu a rejeição das contas de 2014. “Botou pra baixo do tapete a sujeira que hoje a gente descobre, e quem paga a conta é o povo brasileiro."

Disputa política
Já o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) negou que haja essa intenção. “Estamos hoje travando uma disputa política que não se enquadra”, disse.

O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) pediu calma. “Análise de conta requer equilíbrio, tranquilidade, acompanhamento criterioso dos pontos abordados para sua aprovação. Não pode ser, em momento algum, a utilização de qualquer tipo de disputa político-eleitoral ou político-pessoal”, avaliou.

Foi a mesma opinião do deputado Afonso Florence (PT-BA). “Não podemos, de um lado, abandonar eternamente as contas sem apreciação, mas não podemos votar de maneira célere de forma que se confunda com uma disputa política”, ponderou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.