Política e Administração Pública

Líder do DEM é contra criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol

07/07/2015 - 20:24  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Sessão para análise e votação da Medida Provisória 671/15, que vincula o parcelamento de dívidas dos clubes desportivos com a União a práticas de gestão mais transparentes, como conselho fiscal independente e limite para a reeleição de dirigentes. Líder do DEM, dep. Mendonça Filho (PB)
Mendonça Filho: intervenção do Estado vai prejudicar o futebol brasileiro

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que é contra a criação, dentro do Ministério do Esporte, da Autoridade Pública de Governança do Futebol. Ele queria que o tema fosse excluído do texto da MP do Futebol (Medida Provisória 671/15), mas sua proposta foi rejeitada em Plenário.

“Eu fico pasmo com a capacidade do poder público brasileiro de criar estruturas de governança e de intervenção em todos os setores da economia”, criticou o deputado. “Diz aqui que não serão criados cargos, mas, dentro de mais um mês, a Câmara dos Deputados vai receber um projeto de lei criando cargos comissionados e a figura da autoridade pública do futebol”, acrescentou Mendonça Filho.

“Se o futebol é ruim hoje, com a atual realidade de governança, vai ficar pior ainda quanto mais intervenção do Estado tenha”, afirmou o líder do DEM.

Defesa
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) defendeu a criação do órgão. “Está claro que vai ser criado um órgão para fiscalizar e cumprir a lei, que tudo vai ocorrer como a lei determina”, rebateu Silva, ex-ministro do Esporte.

“O texto não cria cargos novos e determina que caberá ao Ministério do Esporte remanejar funções para que alguém fique responsável por fiscalizar o cumprimento da lei. Não basta ter regra geral, tem que ter quem fiscalize”, ressaltou Orlando Silva.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta