Política e Administração Pública

Plenário reinicia sessão para debater coincidência de eleições municipais e gerais

10/06/2015 - 22:14  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputados retomou os trabalhos após reunião de lideranças para discutir um texto sobre a coincidência das eleições municipais e gerais. O acordo fechado prevê a votação, primeiramente, da coincidência ou não das eleições em um mesmo ano.

A emenda a ser votada prevê eleições para todos os cargos em um único ano. Se ela for aprovada, o Plenário continuará a votar o tema nesta quinta-feira (11). Se for rejeitada, não será necessário ajustar o mandato de prefeitos e vereadores e continuará a haver duas eleições – municipais e gerais.

Cinco anos
Os deputados aprovaram, há pouco, o mandato de cinco anos para todos os mandatos eletivos. A mudança, aprovada com uma emenda aglutinativa à proposta da reforma política (PEC 182/07, do Senado), cria uma regra de transição pela qual, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República serão ainda de quatro anos.

Assim, nas eleições seguintes, de 2022, passa a valer o mandato de cinco anos.

No caso dos senadores, aqueles eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam coincidir em um mesmo ano. O atual mandato de senador é de oito anos.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 182/2007

Íntegra da proposta