Política e Administração Pública

Cunha diz que será possível votar financiamento de empresas a partidos

27/05/2015 - 02:12  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) concede entrevista
Eduardo Cunha: "Vai cair a máscara daqueles que dizem que querem a reforma política e, na hora, não votam"

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que o Plenário poderá votar nesta quarta-feira (27) o financiamento de empresas a partidos políticos, e não a partidos e candidatos. Na madrugada desta quarta, foi rejeitada emenda à proposta da reforma política (PEC 182/07) que incluía na Constituição a permissão de financiamento de campanha por empresas.

Cunha avaliou que a votação da reforma é difícil de prever. Ele disse acreditar que, depois da rejeição nesta terça-feira de mudanças no sistema eleitoral e do financiamento de campanha por empresas, nada será aprovado.

"Esse é o único tema que não dá para prever o que vai acontecer. A reforma política é igual a escalação da Seleção Brasileira, cada um tem a sua. Difícil você prever o movimento de cada um”, afirmou Cunha. “Eu tenho boa percepção de Plenário e não consegui visualizar nenhum tipo de votação nessa matéria.”

O presidente da Câmara ressaltou que cumpriu seu compromisso de colocar a reforma política em votação. “A reforma política está há anos e anos e ninguém consegue botar para votar. Eu pus pra votar, enfrentei todos os obstáculos, avoquei e coloquei para votar. Vai cair a máscara daqueles que dizem que querem a reforma política e, na hora, não votam."

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 182/2007

Íntegra da proposta