Política e Administração Pública

Líder do Psol diz que projeto vai levar a 75% de terceirização nas empresas

08/04/2015 - 18:51  

Assista ao vivo à sessão do Plenário.

O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), disse há pouco que o projeto que regulamenta a terceirização vai levar a um índice de terceirização de 75% no mercado de trabalho. Hoje, segundo ele, 25% dos trabalhadores são terceirizados. O projeto (PL 4330/04) está em discussão no Plenário da Câmara.

“O grosso do empresariado apoia esse projeto porque vai contratar vulneráveis, vai remunerar menos o fator trabalho. E a rotatividade vai, evidentemente, aumentar”, disse Alencar.

O projeto autoriza a terceirização para todas as áreas de empresas. Hoje, a Justiça do Trabalho limita a subcontratação a áreas-meio, como limpeza, segurança e serviços especializados que não tenham relação com o objeto de empresa. A terceirização de funcionários da área-fim é considerada ilegal pela Justiça do Trabalho.

O texto também regulamenta obrigações de empresas contratantes e terceirizadas; exige que a contratante fiscalize o pagamento de encargos trabalhistas pela terceirizada; e obriga as fornecedoras de mão de obra a serem especializadas em um segmento.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4330/2004

Íntegra da proposta