Política e Administração Pública

Deputado do Pros sugere eleições separadas para Executivo e Legislativo

17/03/2015 - 15:28  

dep valtenir pereira 10/02/2015
Valtenir Pereira acredita que a separação melhora o nível dos candidatos

O deputado Valtenir Pereira (Pros-MT) defendeu a separação das eleições para o Executivo e para o Legislativo, ao participar de reunião da Comissão Especial da Reforma Política (PECs 344/13, 352/13 e outras). Na hipótese, esses pleitos, a exemplo dos Estados Unidos, ocorreriam alternadamente a cada dois anos, com eleições para vereadores, deputados e senadores no primeiro, e para prefeito, governador e presidente no segundo pleito.

A mudança, na opinião de Pereira, poderia favorecer o surgimento de candidaturas de parlamentares ao Executivo. “Esses nomes sairiam da política, de quem discute com a sociedade. Não haveria mais salvadores da Pátria”, afirmou.

Suplente de senador
A forma de definição do suplente de senador levou a várias hipóteses em debate na comissão especial. O relator, deputado Marcelo de Castro (PMDB-PI), sugeriu que os suplentes passassem a ser os candidatos que tiveram mais votos depois dos eleitos, mas o deputado Sandro Alex (PPS-PR) lembrou que a disputa para senador é majoritária, e não proporcional.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) sugeriu que, ao adotar a coincidência de mandatos, o eleitor passasse a votar três vezes para senador. Hoje, com mandatos de oito anos, as eleições para o Senado acontecem a cada quatro anos, sendo eleitos 1/3 e 2/3 dos senadores alternadamente.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.