Política e Administração Pública

Deputadas defendem vaga obrigatória para mulher na Mesa Diretora

10/03/2015 - 21:37  

Várias deputadas defenderam a proposta que garante às mulheres uma vaga na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado Federal (PEC 590/06). A proposta está sendo analisada em primeiro turno. A maioria delas lembrou que as mulheres representam mais da metade da população brasileira, mas há apenas 51 deputadas na Câmara, menos de 10% do total da Casa.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora da proposta, disse que a PEC reverte um pouco a balança de desigualdade e vem em boa hora, logo após a comemoração do Dia Internacional da Mulher. “Vamos assegurar a presença de, pelo menos, uma mulher na Mesa, uma parlamentar que representa nesta Casa mais da metade da população”, disse.

Segundo ela, o Brasil só vai conseguir consolidar a sua democracia se este deficit entre homens e mulheres for corrigido, para que os dois tenham participação ativa nos espaços de poder.

Mulher na política
Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), é importante colocar a mulher em posição de destaque também na política. “A presença obrigatória constitucional na Mesa Diretora coloca a mulher na política, no protagonismo político, no seu devido lugar”, destacou.

Já o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) destacou que a votação da proposta não é um favor às mulheres deputadas e senadoras, mas uma garantia. “É obrigação de todos os que acreditam na boa política”, disse.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 590/2006

Íntegra da proposta