Política e Administração Pública

Barusco: cartel de empreiteiras atuou em refinarias, complexo petroquímico e gasoduto

10/03/2015 - 18:49  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Oitiva com Pedro José Barusco Filho, ex-gerente da Petrobras e delator da Operação Lava Jato, da Polícia Federal
Barusco: propinas eram divididas entre ele, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

O ex-gerente de Tecnologia da Petrobras Pedro Barusco afirmou à CPI da Petrobras que houve formação de cartel de empreiteiras para execução de obras como as das refinarias Abreu e Lima (PE) e Complexo Petroquímico do Rio e Janeiro (Comperj). Nos depoimentos, ele fala ainda que o mesmo aconteceu em relação às refinarias Replan, Revap, Reduc, Relan e Repar.

Barusco também disse que o mesmo esquema funcionou em relação à construção do gasoduto Gasene, que liga o Espírito Santo à Bahia.

Ao responder pergunta feita pelo deputado Bruno Covas (PSDB-SP), ele disse que os mil km de gasoduto foram divididos em vários trechos, cada qual repartido entre empresas, como as construtoras Bueno e Galvão Engenharia.

Assim como acontecia nos demais contratos, ele disse que as propinas resultantes das obras do gasoduto Gasene eram divididas da seguinte forma: metade para ele e o ex-diretor Renato Duque e a outra metade para João Vaccari Neto, tesoureiro do PT.

Reportagem - Antônio Vital
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.