Política e Administração Pública

Alencar cita "campanha franciscana" e quer Parlamento próximo do povo

01/02/2015 - 18:33  

“A minha campanha foi franciscana e clara”, disse há pouco o deputado Chico Alencar (Psol - RJ), candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, fazendo alusão ao baixo orçamento de sua campanha. Segundo ele, foram gastos apenas R$ 150, utilizados na impressão de folhetos com suas principais propostas.

Como principal ponto em seu discurso, Alencar defendeu um Parlamento mais voltado às demandas da população. “Saúdo o projeto de lei conhecido como Eleições Limpas (PL 6316/13), liderado pela OAB e pela CNBB. Nós temos que melhorar a representação da sociedade”, declarou. Alencar citou até a política internacional e o partido Podemos, da Espanha, como mudanças que refletem em uma “nova política de aproximação com a sociedade”.

Ele não deixou de citar também as atuais denúncias da operação Lava Jato que, segundo ele, refletem diretamente na imagem do Parlamento.

Indepedência
Sobre a independência da Câmara frente ao Executivo, Alencar afirmou que hoje há grandes interesses econômicos, e “esses mesmos interesses vertebram as linhas políticas dos governos, que acabam sendo todas iguais”.

Professor e escritor, Alencar tomou posse neste domingo (1º) para seu quarto mandato na Câmara dos Deputados.

Neste momento, discursa no Plenário da Câmara o candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP). Também concorrem ao cargo os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Mais informações em instantes.

Saiba como é a eleição da Mesa Diretora

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6316/2013

Íntegra da proposta