Política e Administração Pública

Câmara terá 26 ex-deputados de volta na próxima legislatura

06/10/2014 - 13:21   •   Atualizado em 29/01/2015 - 10:54

Entre os 223 deputados que entram na conta de renovação da Câmara, 26 na verdade já exerceram mandatos antes da atual legislatura e estão voltando a ocupar vagas na Casa.

Entre eles estão oito ex-deputados que foram derrotados na disputa de outros cargos nas eleições de 2010 e agora retornam.

Celso Russomanno (PRB-SP) e Alberto Fraga (DEM-DF) concorreram ao governo de seus estados. José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Ricardo Barros (PP-PR) concorreram a uma vaga no Senado, assim como Heraclito Fortes (PSB-PI), ex-senador que não se reelegeu em 2010.

Patrus Ananias (PT-MG) foi candidato a vice-governador na chapa de Hélio Costa (PMDB), Pompeo de Mattos (PDT-RS) foi vice na chapa de José Fogaça (PMDB), e Indio da Costa (PSD-RJ) foi candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB).

Ex-prefeitos
Dois ex-prefeitos voltam a ser deputados: Leonidas Cristino (Pros-CE), de Sobral (CE); e Odelmo Leão (PP-MG), de Uberlândia (MG). Moroni Torgan (DEM-CE) perdeu a eleição para prefeito de Fortaleza (CE) em 2012 e saiu temporariamente da política para se dedicar a sua igreja, mas retorna agora.

Já Rogério Rosso (PSD-DF) foi eleito de forma indireta governador do Distrito Federal após a prisão do governador e do vice em 2009, envolvidos em uma denúncia de corrupção. Ele não concorreu naquela eleição e levou o governo até o fim.

Entre os que retornam à Câmara estão também o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que já havia sido deputado, e outros dois ex-senadores, João Castelo (PSDB-MA) e Zé Reinaldo (PSB-MA), assim como o atual vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD-PB).

Para completar os 26, foram eleitos os ex-deputados Benito Gama (PTB-BA), Laerte Bessa (PR-DF), Marcus Vicente (PP-ES), Dagoberto Nogueira (PDT-MS), Julião Amin (PDT-MA), Maria Helena (PSB-RR), Cesar Souza (PSD-SC), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Roberto Alves (PRB-SP) e Vinicius Carvalho (PRB-SP).

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.