Política e Administração Pública

Filhos e netos de políticos tradicionais se elegem deputados

No próximo ano, esses herdeiros de políticos se juntarão a deputados que já estão na Casa há várias legislaturas, como Miro Teixeira, que já tem mais de três décadas de mandato.

06/10/2014 - 11:53   •   Atualizado em 01/02/2015 - 12:50

Diversos filhos e netos de políticos tradicionais em seus estados foram eleitos deputados federais. É o caso da deputada estadual e filha do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, Clarissa Garotinho (PR), que foi a segunda deputada mais votada em seu estado.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/10/ultimas_20141006_netos_politicos.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/10/ultimas_20141006_netos_politicos.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Cientista político avalia por que as pessoas votam em filhos e netos de políticos tradicionais.

Em São Paulo, foi eleito Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho do deputado mais votado do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (PP-RJ). Também em São Paulo, o deputado estadual Bruno Covas (PSDB), neto do ex-governador Mário Covas, foi eleito com votação expressiva – mais de 352 mil votos.

No Amazonas, o deputado mais votado foi Arthur Bisneto (PSDB), filho do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Bisneto foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2014, e vereador de Manaus, de 2001 a 2003.

Na Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB) foi o deputado mais votado. Ele é filho do senador Cássio Cunha Lima, também do PSDB, que disputará no segundo turno o governo do estado. O segundo mais votado na Paraíba foi Veneziano (PMDB), filho do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo (já falecido) e da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB). Ex-prefeito da cidade de Campina Grande (PB), Veneziano também é irmão do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

No Rio Grande do Norte, foram eleitos: o deputado estadual Walter Alves (PMDB), filho do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves; e o deputado Betinho Rosado Segundo (PP), filho do atual deputado Betinho Rosado (PP-RN), que não se candidatou à reeleição.

Em Goiás, foi eleito Daniel Vilela, filho do ex-governador do estado e atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. Em Minas Gerais, outro filho de deputado foi eleito: Newton Cardoso Jr (PMDB-MG), filho do atual deputado e ex-governador do estado, Newton Cardoso (PMDB-MG). Já na Bahia, o segundo mais deputado foi Mário Negromonte Jr (PP), filho do ex-deputado Mário Negromonte.

Mais velho e mais novo
Nascido em 1930, o deputado mais idoso eleito é Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Aos 84 anos, ele vai cumprir o seu nono mandato consecutivo na Câmara. Já o deputado mais jovem do Parlamento será Uldurico Junior (PTC-BA), de 22 anos. Agricultor, ele foi o parlamentar eleito com menos votos na Bahia.

Mais legislaturas
Com a reeleição, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ) será, na próxima legislatura (2015-2019), o parlamentar com maior número de mandatos na Câmara, 11 ao total. O parlamentar começou a carreira como deputado federal em 1971. Desde então, só deixou de estar no legislativo federal de 1983 a 1987.

Celebridades e esportistas
O cantor sertanejo Sérgio Reis (PRB-SP) foi eleito deputado federal, puxado pela votação do ex-deputado e apresentador de TV Celso Russomanno (PRB), o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,5 milhão de votos. A bancada paulista também contará com outro artista, o palhaço Tiririca (PR-SP), reeleito com mais de 1 milhão de votos.

Também foi eleito por São Paulo Andrés Sanchez (PT-SP), ex-presidente do Sport Club Corinthians. Outro ex-jogador de futebol que teve sucesso nas urnas foi o deputado licenciado Deley (PTB-RJ), reeleito pelo Rio de Janeiro. A bancada de esportistas contará ainda com o ex-goleiro Danrlei de Deus (PSD-RS), reeleito pelo Rio Grande do Sul com a segunda maior votação no estado, e com o ex-judoca João Derly (PCdoB-RS).

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.