Política e Administração Pública

Em MG, candidatos mais votados foram deputados concorrendo à reeleição

06/10/2014 - 01:49  

Em Minas Gerais, os candidatos mais votados para a Câmara foram deputados concorrendo à reeleição, entre eles Reginaldo Lopes (PT), Rodrigo de Casto (PSDB), Odair Cunha (PT) e Gabriel Guimarães (PT), juntamente com Misael Varella (DEM), que é filho do atual deputado Lael Varella.

Para governador, Fernando Pimentel (PT) foi eleito em primeiro turno. Para o Senado, foi eleito o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB). Isso mostra a divisão do estado entre os dois partidos que disputam a Presidência da República, Aécio Neves pelo PSDB e Dilma Rousseff pelo PT.

Anastasia ocupou vários cargos no governo de Minas e no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2006, foi eleito vice-governador de Minas Gerais na chapa de Aécio Neves e, em 2010, foi eleito governador do estado.

Fernando Pimentel é economista, foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior durante o governo Dilma Rousseff. Participou de movimentos estudantis e sindicais na década de 70, chegando a ser preso durante a ditadura militar. Foi um dos fundadores do PT, em 1980. Seu primeiro cargo político foi o de secretário da Fazenda na capital mineira, em 1993.

Em 1996, foi nomeado secretário de Governo. Foi o primeiro prefeito eleito no primeiro turno na história de Belo Horizonte, em 2004.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.