Política e Administração Pública

No RS, três deputados federais lideram votação e são reeleitos

06/10/2014 - 00:11   •   Atualizado em 07/10/2014 - 11:31

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Luis Carlos Heinze
Luis Carlos Heinze foi o mais votado entre os candidatos a deputado federal no RS.

Os candidatos a deputado federal mais votados no Rio Grande do Sul concorreram à reeleição. Os primeiros colocados foram os atuais deputados Luis Carlos Heinze (PP), Danrlei (PSD) e Alceu Moreira (PMDB). Em seguida, aparecem o deputado estadual Giovani Feltes (PMDB) e o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM).

Segundo turno
Na eleição para governador, haverá segundo turno entre José Ivo Sartori (PMDB) e o atual governador, Tarso Genro (PT).

Sartori é o atual prefeito de Caxias do Sul (RS). Ele foi deputado federal de 2002 a 2004, quando se elegeu prefeito. Antes disso foi deputado estadual e vereador desde 1976. Ele nasceu em Farroupilha (RS), em 1948.

Já o atual governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Tarso Genro, foi eleito prefeito de Porto Alegre em 1992 e reeleito em 2000. Foi eleito em 2010 para o governo do estado depois de perder duas eleições.

Também foi ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça, durante o governo Lula. Ele nasceu na cidade gaúcha de São Borja em 1947 e é formado em Direito.

Senador
Para o Senado, os gaúchos elegeram Lasier Martins (PDT) com uma diferença de 2% (cerca de 130 mil votos) para o ex-governador Olívio Dutra (PT).

Nascido em General Câmara (RS), em 1942, ele é formado em Direito, mas tem sua carreira profissional associada ao jornalismo. Entrou na RBS, emissora afiliada à Rede Globo no estado, na década de 80, onde permaneceu por 27 anos. Em 2013, desligou-se da emissora para disputar a vaga ao Senado.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.