Política e Administração Pública

Deputado Romário é eleito senador pelo Rio de Janeiro

05/10/2014 - 23:39  

O deputado federal Romário (PSB) foi eleito neste domingo (5) senador pelo estado do Rio de Janeiro, com 4.683.963 votos válidos, 63,43% do total. O ex-governador do Rio Cesar Maia (DEM) ficou em segundo lugar, com 20,51% dos votos.

Viola Jr./Câmara dos Deputados
Romário
Na Câmara dos Deputados, Romário atuou na defesa do esporte e das pessoas com deficiência.

Nascido em 1966, na comunidade do Jacarezinho, subúrbio do Rio de Janeiro, Romário ganhou fama internacional como jogador de futebol. Ele foi eleito o melhor do mundo pela Fifa em 1994, ano em que foi um dos destaques da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial nos Estados Unidos. Atuou ainda em grandes clubes do Brasil, da Holanda e da Espanha.

Eleito em 2010 para a Câmara dos Deputados, marcou sua atuação na defesa do esporte, de crianças e dos direitos das pessoas com deficiência. No Senado, pretende fiscalizar os gastos com as obras das Olimpíadas de 2016 e cobrar o legado dos jogos para a cidade do Rio de Janeiro.

Deputados federais
Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP) foi o mais votado para o cargo, entre os 1.080 candidatos que concorreram às 46 cadeiras a que o Rio tem direito na Câmara. Ele alcançou 464.572 votos.

A deputada estadual e filha do ex-governador Anthony Garotinho, Clarissa Garotinho (PR), elegeu-se como a segunda mais votada, com 335 mil votos. O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, ficou em terceiro, com 232 mil votos.

A bancada do Psol reelegeu os deputados Jean Wyllys e Chico Alencar, além de eleger Cabo Daciolo, que chegou a ser preso em Bangu 1 por ter liderado o movimento grevista dos bombeiros em 2012.

Governo
Na disputa para o governo do estado, o candidato do PMDB e atual governador, Luiz Fernando Pezão, foi o mais votado, com 3,24 milhões de votos, 40,57% de um total de 12.134.443 votos. Pezão assumiu o cargo em abril deste ano, após o então governador, Sérgio Cabral, ter renunciado ao cargo para se candidatar ao Senado. Cabral acabou renunciando à candidatura.

A outra vaga no segundo turno foi conquistada pelo senador Marcelo Crivella (PRB), que obteve 1,61 milhão de votos (20,26%) e bateu o deputado federal Garotinho (PR), que atingiu 1,57 milhão de votos (19,73%).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.