Política e Administração Pública

Presidente do TSE diz que identificação biométrica ficou acima das expectativas

05/10/2014 - 22:36  

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, afirmou que a identificação biométrica foi um sucesso e superou previsões pessimistas de muitas filas até altas horas da noite. Esse tipo de identificação, feito pelas impressões digitais, foi experimentada em alguns estados e pela primeira vez no Distrito Federal.

Toffoli ressaltou que a identificação biométrica não atrapalhou a rapidez das eleições. Ele informou que 91% dos votos válidos já estavam apurados às 19h56, o que permitiu a definição do segundo turno para as eleições presidenciais entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Na eleição presidencial de 2010, a confirmação dos candidatos ao segundo turno ocorreu às 20h04.

Segundo o presidente do TSE, houve alguns problemas pontuais nesse sistema, que poderão ser facilmente corrigidos nas próximas eleições.

As declarações foram feitas durante entrevista concedida pelo ministro na sede do TSE, em que fez um balanço geral das eleições deste ano.

Números
O último balanço divulgado pelo TSE mostrou que 5.012 urnas em todo o País foram substituídas. Esse número corresponde a apenas 1,15% do total de urnas do País.

Em apenas três seções houve votação por cédulas de papel, uma no Espírito Santo, uma no Rio Grande do Norte e outra no Piauí.

O TSE registrou 3.625 ocorrências de crimes ou irregularidades eleitorais, sendo que 439 candidatos estavam envolvidos nessas irregularidades e 71 deles chegaram a ser presos. As maiores irregularidades ou crimes cometidos por esses candidatos são boca de urna, divulgação de propaganda irregular e corrupção eleitoral.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, também participou da coletiva. Segundo ele, as eleições ocorreram de forma tranquila, segura e eficiente.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.