Política e Administração Pública

Identificação biométrica apresenta falhas em algumas urnas no DF

05/10/2014 - 13:21  

Nilson Bastian
Identificação biométrica nas eleições de 2014
Eleitor faz identificação biométrica em seção no Distrito Federal.

A identificação pelas digitais não está sendo feita com todos os eleitores do Distrito Federal, como era a intenção da Justiça Eleitoral. Mais de 1,8 milhão de eleitores estão cadastrados para usar o sistema biométrico na capital federal, mas alguns relatam dificuldade no reconhecimento da digital ou mesmo a impossibilidade de utilizar o sistema.

Para garantir que a votação seja concluída caso o sistema de biometria apresente algum tipo de falha, a Justiça Eleitoral pede que o eleitor leve a carteira de identidade, além do título de eleitor. Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso pode ocorrer porque as impressões digitais de uma pessoa podem sumir temporariamente por causa do uso de produtos químicos ou descamações severas na palma da mão. O ressecamento dos dedos também pode gerar dificuldade.

Segundo o TSE, a biometria confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável qualquer tentativa de fraude.

Alcance
Para as eleições de 2014, 21,6 milhões estão aptos a votar com identificação biométrica em 764 municípios, nas 27 unidades da Federação. Em três estados - Alagoas, Amapá e Sergipe, e no Distrito Federal - todos os eleitores serão identificados pelas digitais este ano.

A biometria foi testada em 2008, quando mais de 40 mil eleitores de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) foram identificados pelas digitais nas eleições municipais daquele ano. Em 2010 e 2012, a tecnologia foi ampliada e, em 2012, alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 estados. A expectativa da Justiça Eleitoral é que em 2018, quando ocorrerão eleições gerais, todos os brasileiros sejam identificados por meio das digitais.

Quem não fez o cadastramento biométrico não poderá votar nestas eleições e deverá buscar a regularização do título a partir de 3 de novembro.

Da Redação - RL
Com informações da Agência Brasil

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.