Política e Administração Pública

Toffoli diz que urnas estão preparadas para evitar ações de hackers

05/10/2014 - 09:42  

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, descartou ontem que o software do sistema eleitoral tenha sido invadido. Toffoli admitiu que são identificadas tentativas diariamente, mas, segundo ele, o software utilizado nas eleições é seguro e foi preparado para evitar qualquer ação externa de hackers.

Nilson Bastian
Mesarios preparam urna para abertura das votações em Santa Catarina
Mesários preparam urnas para votação em Santa Catarina. 

A declaração foi feita em Brasília, depois da verificação do sistema de totalização de votos distribuídos aos 26 estados e no Distrito Federal. O procedimento era o último passo de segurança da Justiça Eleitoral antes das eleições.

O objetivo dessa verificação é confirmar se a assinatura digital do programa receptor de arquivos de urna é a mesma feita na lacração do sistema. De acordo com técnicos do TSE, todas as análises confirmaram a assinatura e segurança do sistema.

Hoje, mais de 142 milhões de brasileiros escolherão seus candidatos à Presidência da República, governadores, senadores e deputados em todo o país. As votações serão encerradas às 17 horas, horário de Brasília. Responsáveis pela área de tecnologia do TSE afirmam que a totalização e divulgação dos resultados serão feitas ainda hoje.

Da Redação - ND
Com informações da Agência Brasil

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.