Política e Administração Pública

Entidades da sociedade civil buscam apoio a projeto das eleições limpas

28/08/2014 - 20:50  

Como forma de pressionar pela votação da proposta de iniciativa popular que ficou conhecida como “eleições limpas”, entidades da sociedade civil se reuniram nesta quinta-feira para definir as ações que serão implementadas na Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática. A semana ocorre entre os dias 1º e 7 de setembro.

Entre outras medidas, o projeto das eleições limpas (PL 6316/13) impede empresas de financiarem campanhas eleitorais, estabelece eleições em dois turnos para a Câmara e criminaliza a prática de caixa dois eleitoral.

Apoio
Durante a semana de luta pela reforma política, 400 entidades vão recolher assinaturas para apoiar a proposta. O projeto já foi endossado por 127 deputados.

O movimento de apoio está sendo organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Outra iniciativa que deve ganhar fôlego durante a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática é a coleta de assinaturas para a realização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6316/2013

Íntegra da proposta