Política e Administração Pública

Ordem dos candidatos na urna eletrônica muda nas eleições deste ano

Projeto sancionado ontem determina a ordem que a urna eletrônica exibirá os candidatos. O primeiro voto será para deputado federal.

20/05/2014 - 14:06  

Gabriela Korossy
Dep. Milton Monti
O projeto sancionado é de autoria do deputado Milton Monti.

Com a sanção da Lei 12.976/14 pela presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (19), as eleições deste ano devem ter uma nova ordem de votação. Em 2010, os eleitores votaram em deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e vice-governador e presidente e vice-presidente. A lei inverte os dois primeiros cargos: primeiro será escolhido o deputado federal e depois o estadual ou distrital.

Nas eleições municipais, a serem realizadas em 2016, permanecerá a ordem atual: vereador e prefeito e vice-prefeito.

A ordem a ser adotada nas próximas eleições é a mesma vigente até 2006, quando foi alterada por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O autor do projeto que deu origem à nova lei (PL 7522/10), deputado Milton Monti (PR-SP), alegou à época que a ordem definida pelo TSE poderia confundir o eleitorado.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2010. No Senado, o texto passou em abril. De acordo com balanço parcial divulgado pelo TSE, 141,8 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições de outubro.

Da Redação - JJ
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.