Política e Administração Pública

Rebaixamento de nota do Brasil foi ignorada pelos mercados, afirma ministro

14/05/2014 - 18:07  

Na audiência pública desta quarta-feira (14) das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também comentou a situação econômica do País.

Ele afirmou que o rebaixamento da nota dos títulos brasileiros feito pela agência de classificação de risco Standart & Poor´s foi “solenemente ignorada” pelos mercados internacionais. Segundo Mantega, após o anúncio, em março, houve valorização do real e das bolsas de valores.

A nota das agências de classificação traduz o risco que um país representa para os investidores. Mantega ressaltou, no entanto, que outras agências mantiveram suas notas relativas ao Brasil.

O ministro disse ainda que a saída da crise financeira tem sido lenta para todos os países e citou o exemplo dos Estados Unidos, que têm o crescimento projetado de apenas 0,1% para 2014.

Inflação
Ao ser questionado pelo líder da Minoria, Domingos Sávio (PSDB-MG), sobre a alta da inflação e o aumento das despesas do governo federal, Mantega respondeu que o Executivo vem conseguindo superavits primários há onze anos e cumpre as metas de inflação há uma década.

Segundo o ministro, por outro lado, o PSDB quando esteve no poder (de 1995 a 2002, com Fernando Henrique Cardoso) descumpriu as metas de inflação em 1999 (8,9%), 2001 (7,7%) e 2002 (12,5%) e atingiu superavit em apenas quatro dos oito anos de governo.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.