Política e Administração Pública

Presidente da Câmara rebate críticas à PEC do Orçamento Impositivo

12/11/2013 - 22:23  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Homenagem aos 45 anos da Igreja Cristã Maranata. Presidente da Câmara, dep. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Henrique Eduardo Alves: as emendas parlamentares viabilizam obras nos municípios.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, rebateu críticas à proposta do Orçamento Impositivo (PEC 565/06). Alves afirmou nesta terça-feira (12) que, ao contrário do que dizem alguns editoriais, a proposta não vai aumentar a corrupção, mas vai garantir a independência entre os Poderes Legislativo e Executivo.

Henrique Alves destacou que a imprensa critica a liberação de recursos para as emendas parlamentares ao Orçamento e a caracteriza, por vezes, como uma moeda de troca para garantir a votação de projetos do interesse do governo. Ele afirmou, no entanto, que a própria imprensa também condena a tentativa de desvincular a execução das emendas da vontade do Executivo. “Antes, falavam mal pelo 'toma lá, dá cá', e agora, quando tornamos a relação transparente e independente, dizem que queremos ampliar a corrupção, como se todos nós fôssemos dessa prática”, criticou.

Obras nos municípios
Alves ressaltou que as emendas parlamentares têm o papel de viabilizar pequenas obras nos municípios, o que não seria concretizado sem a intermediação dos parlamentares.

“Sei da importância da emenda parlamentar, sei da importância de uma obrazinha lá no meu estado, que não chegaria sem o deputado federal como interlocutor. Quantas vezes, como líder do PMDB, passei me humilhando para liberar essas emendas e, se Deus quiser, isso vai acabar”, disse Alves, que se comprometeu em votar a proposta na Câmara tão logo seja enviada pelo Senado.

Da Reportagem
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.