Política e Administração Pública

DEM defende análise de todos os vetos; Minoria quer adiar dois para setembro

20/08/2013 - 16:01   •   Atualizado em 20/08/2013 - 16:34

Nem a oposição está em acordo sobre quais vetos deverão entrar em pauta nesta terça-feira, na sessão do Congresso marcada para as 19h. O líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) defende que sejam votados apenas os quatro vetos que trancam a pauta (MPs 606 e 609, ato médico e Fundo de Participação dos Estados). Já o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), defende que sejam votados também os vetos da MP 610 e do projeto que extinguiu a multa extra do FGTS. Os líderes da Câmara e do Senado estão reunidos neste momento para definir a pauta da sessão do Congresso.

O governo quer adiar para setembro a análise dos vetos da MP 610 e do FGTS, posição que tem o apoio de Nilson Leitão. Ele defende que o acordo feito no semestre passado obrigava apenas a votação dos vetos que trancam a pauta e viu com má fé a tentativa de se votar hoje os dois vetos que ainda não trancam a pauta. "Só o que tranca a pauta tem de entrar; é estranho quando o presidente do Senado coloca outos dois assuntos que não fazem parte do acordo. Se ele pode tirar esses temas da pauta, não deveria colocar", disse.

Caiado, por outro lado, quer votar todos os vetos que chegaram ao Congresso desde 1 de julho. Segundo ele, os vetos da MP 610 passam a trancar a pauta do Congresso amanhã e inviabilizariam a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). "De que adianta não votar esses vetos hoje se o Congresso vai ficar com a pauta trancada em dois dias? Defendemos que sejam votados todos os vetos e a pauta fique livre até setembro para votarmos a LDO e projetos de crédito", disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.