Política e Administração Pública

Site da Câmara recebe mais de mil sugestões sobre reforma política

Em apenas uma semana, o site e-Democracia recebeu 16 mil acessos na discussão sobre o tema.

31/07/2013 - 19:26  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Lançamento da Comunidade Virtual do Grupo de Trabalho Sobre a Reforma Política e Consulta Popular Sobre o Tema, no Portal e-Democracia. Dep. Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Vaccarezza durante o lançamento da comunidade virtual para debater a reforma.

Além do grupo de trabalho de parlamentares que discutem a Reforma Política, o tema já recebeu mais de mil sugestões pelo portal e-Democracia, que abre espaço para a participação popular nas discussões que ocorrem na Câmara.

O tema bateu recorde na história do portal criado pela Câmara dos Deputados em 2009. Em apenas uma semana, o e-Democracia recebeu 16 mil acessos. Estão sendo discutidos 113 tópicos sobre pontos polêmicos da reforma política como o financiamento público de campanha e o sistema eleitoral.

Entre os temas que mais receberam participação estão o fim do voto secreto e do voto obrigatório. O internauta pode acessar a página do e-Democracia para dar sua sugestão, discutir ou apenas acompanhar os debates.

O idealizador do e-Democracia, Cristiano Ferri, destacou que qualquer pessoa pode participar dando sugestões em até 140 caracteres ou discutindo nos fóruns temáticos.

Cristiano Ferri explicou que a participação popular garante mais legitimidade e transparência na atuação do grupo de trabalho. "Esse grupo, coordenado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), está muito preocupado em conhecer essas ideias de forma organizada, ouvir e entender as propostas. Com essas sugestões, eles vão tomar decisões, vão ter que tomar certos caminhos, de forma muito mais transparente e justificada."

Reuniões de trabalho
O deputado Cândido Vaccarezza garantiu que as sugestões da população recolhidas pelo e-Democracia serão discutidas durante as reuniões de trabalho com os parlamentares. "O caminho para o povo participar vai ser a Internet porque nós temos milhões de pessoas interessadas em debater. Eu vou colher todas essas propostas e vou dar conhecimento das propostas para todos os deputados e todos os senadores."

O grupo de trabalho da Reforma Política inicia vai se reunir todas as quintas-feiras a partir de 9 de agosto. A população também pode acompanhar ao vivo pelo e-Democracia as audiência públicas sobre o tema.

Acesse a comunidade virtual da reforma política no portal e-Democracia.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.