Política e Administração Pública

Alves marca a votação da PEC 37 para o fim de junho

28/05/2013 - 11:59  

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, marcou para a última semana de junho a votação da PEC 37/11. A proposta limita o poder de investigação do Ministério Público.

O texto original da PEC, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), deixa explícito que o Ministério Público não pode conduzir a investigação criminal e só pode atuar como titular da ação penal. Delegados e promotores divergem sobre o assunto e um grupo de trabalho tenta chegar a um texto de consenso.

Veja a entrevista do presidente Henrique Alves.

A votação da PEC já estava prevista para ocorrer em junho. No entanto, delegados e promotores pediram ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, mais 30 dias para tentar chegar a um texto que agrade a ambos os lados. O ministro repassou a solicitação ao presidente da Câmara. “O tempo que eles precisam eles vão ter. A minha palavra está mantida Vamos votar a PEC na última semana de junho”, disse Henrique Eduardo Alves nesta manhã.

MPs e PLP 200
O presidente da Câmara também confirmou a votação das medidas provisórias 601 e 605 nesta terça-feira e do Projeto de Lei Complementar 200/12, que extingue a multa de 10% do FGTS cobrada dos empregadores no caso de demissão sem justa causa, no dia 3 de julho.

Segundo Alves, as duas MPs são importantes para o País e serão votadas sem obstrução. “Os partidos foram compreensivos, eu agradeço a eles”, disse Henrique Alves.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.