Política e Administração Pública

Alves pede adiamento para votação do projeto da "cura gay"

08/05/2013 - 10:31  

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, explicou, nesta quarta-feira, que, em razão das diversas manifestações que ocorreram nesta semana em Brasília, fez um apelo ao presidente da Comissão de Diretos Humanos e Minorias, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), para que ele adiasse a análise do projeto de "cura gay" (PDC 234/11).

A votação estava prevista para esta quarta-feira, mas a reunião foi cancelada, a pedido do presidente da Câmara. “Ele entendeu que há movimento demais nesta semana e foi compreensivo”, disse Alves.

Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
Entrevista com Renan na Casa do Gilmar Mendes
Presidentes da Câmara e do Senado (da esq. para dir.) reuniram-se ontem na residência de Gilmar Mendes.

Novos partidos
O presidente disse também que conversou ontem com o procurador Geral da República, Roberto Gurgel, sobre a possibilidade de dar mais celeridade na conclusão do parecer ao projeto que limita a criação de novos partidos (PL 4470/12).

Esta proposta, de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), limita o acesso de novos partidos aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O projeto foi aprovado pela Câmara no dia 24 de abril, mas teve sua tramitação suspensa por liminar concedida por Gilmar Mendes.

Também ontem, os presidentes da Câmara e do Senado visitaram o ministro do STF Gilmar Mendes, dando continuidade à tentativa de convencê-lo a levar à análise dos demais ministros do Supremo o pedido de liminar que suspende o projeto que limita o funcionamento de novos partidos.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doerderlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.