Política e Administração Pública

Dr. Rosinha é o novo presidente da Comissão de Seguridade Social e Família

06/03/2013 - 12:44  

Dep. Dr. Rosinha (PT-PR)
Dr. Rosinha: a comissão precisa discutir a questão da patente de medicamentos.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) foi eleito há pouco presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. Como 1º vice-presidente foi eleito o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS); como 2º vice, o deputado Antônio Brito (PTB-BA); e como 3º vice, o deputado Rogério Carvalho (PT-SE).

Perfil
Médico e servidor público, Dr. Rosinha tem 63 anos e nasceu na cidade paranaense de Rolândia. Começou na política atuando em movimentos sociais e, no início dos anos 80, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi vereador em Curitiba e, por duas vezes, deputado estadual no Paraná. No quarto mandato de deputado federal, Dr. Rosinha tem atuado principalmente nas comissões de Relações Exteriores e de Seguridade Social e Família.

“O maior desafio da comissão não é apenas aprovar projetos importantes, mas sim pensar em políticas públicas para o setor”, disse Dr. Rosinha logo após ser eleito presidente. Segundo ele, entre os temas mais importantes para este ano estão as discussões sobre a indústria farmacêutica e o complexo hospitalar brasileiros, além do financiamento da saúde e da participação da sociedade no Conselho Nacional de Saúde.

Ele destacou que um dos temas mais importante a ser enfrentados pelo colegiado é o das patentes de medicamentos. “A questão da patente de medicamentos é importante porque ela pesa na economia popular e também na balança comercial do País”, afirmou.

O novo presidente disse ainda que pretende realizar um seminário no final do ano sobre todos esses que ele elencou como prioritários para a comissão.

Reportagem- Murilo Souza
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.