Política e Administração Pública

Parlamentares destacam luta de Ulysses Guimarães pela redemocratização do País

15/10/2012 - 21:48  

Renato Araújo
Reverenciar a vida e a trajetória política de Ulysses Guimarães
Congresso Nacional realizou sessão solene em homenagem a Ulysses Guimarães.

O Congresso Nacional realizou nesta segunda-feira (15) sessão solene para marcar os 20 anos da morte de Ulysses Guimarães (ocorrida em um acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992) e homenagear a trajetória do político que foi deputado por 11 mandatos, presidente da Câmara e da Assembleia Nacional Constituinte (1987/88).

A vice-presidente do Congresso e 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), destacou o trabalho ao lado de Ulysses, que, segundo ela, era capaz de congregar no Plenário lados opostos de uma discussão e pacificar as votações. “Lembro de palavras dele, de que as grandes mudanças não se operam na época de calmaria, e ele tinha razão, na Constituinte conseguimos muito, numa época em que a democracia parecia tão frágil.”

O presidente do Congresso, José Sarney, relembrou o papel desempenhado pelo político paulista no processo de transição democrática, durante as décadas de 70 a 90. “Ulysses sempre soube atuar muito bem sobre os núcleos de decisões. Ele sabia como essas são tomadas e sabia atuar no momento exato. Era uma voz que não podia deixar de ser ouvida e uma força de equilíbrio”.

Na avaliação de Sarney, Ulysses Guimarães teve o seu momento mais alto em sua trajetória política em 1973, no momento em que lançou sua anticandidatura simbólica à Presidência da República, como forma de protesto contra a ditadura militar. “Participamos de grandes momentos da história brasileira, mas ele foi o grande restaurador da democracia”, disse.

Brasil democrático
O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), lembrou um comício em Natal durante a anticandidatura de Ulysses à Presidência da República. A presença dele, afirmou, foi um exemplo da marca do partido no estado: a resistência, a luta e o amor a uma causa. “Eu sei que há muitos PMDBs e muitas razões políticas para a existência desse partido, mas no Rio Grande do Norte somos do PMDB de Ulysses”, afirmou o deputado.

Cedi
História do Brasil - Ulysses Guimarães
Ulysses Guimarães foi presidente da Assembleia Constituinte.

Para o vice-presidente da República, Michel Temer, o Brasil “nasceu de novo” depois da nova Constituição. “Homenagear Ulysses Guimarães é reverenciar o Brasil democrático. Ele deu ao PMDB um norte para nossa ação, um partido que realmente se mobiliza em torno da democracia”, afirmou.

Constituinte
Vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) destacou a “pregação” de Ulysses pela restauração da democracia, que passou por comícios em todas as capitais, culminando no grande evento do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com mais de 1 milhão de pessoas. Benevides também destacou o compromisso de Ulysses de dotar o País de uma nova Constituição. “Mesmo com as concessões que foram feitas ao final, foi uma conquista do anseio do povo”, disse.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) agradeceu a Ulysses por seu empenho na criação da rede social que foi incluída na Constituição, com a Previdência e o custeio à saúde pública.

Reportagem - Marcello Larcher
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.