Política e Administração Pública

Hackers querem tornar informação do governo acessível à população

17/08/2011 - 19:56  

O integrante do grupo Transparência Hacker Alexandre Gomes disse no seminário dos 10 anos da Comissão de Legislação Participativa que o principal desafio para a participação da população é entender as informações que o Estado brasileiro disponibiliza na internet. Seu grupo tenta suprir essa deficiência, apoiando iniciativas que tentam prestar informações de utilidade pública.

Entre as iniciativas mostradas por Gomes estão sites que organizam informações sobre rotas de ônibus, problemas de trânsito, locais onde faltam obras públicas, e muitos sites que acompanham o trabalho dos parlamentares. “Por exemplo, todo mundo quer saber onde está a gasolina mais barata de sua cidade, o site da ANP tem essa informação, com os preços médios, mas é difícil de achar e ainda mais de comparar. Um sujeito fez um site que coloca tudo em um mapa para que você escolha o melhor preço no seu caminho”, explicou.

Segundo ele, quem quer fazer esse tipo de trabalho precisa quase “hackear” os sistemas de informação do governo, mas essa palavra não tem a conotação negativa dada por jornais à atividade. “As informações estão disponíveis, mas não são de fácil entendimento”, disse.

A principal reivindicação do movimento que ele representa é que a informação esteja acessível num formato aberto, e não de propriedade de alguma empresa, como são os arquivos .doc da Microsoft e .pdf da Adobe.

e-Democracia
O coordenador do programa e-Democracia da Câmara, Cristiano Ferri, apresentou os dados da comunidade virtual do projeto, que já conta com mais de 1.700 participantes. Ferri disse que é importante que os governos admitam que são incompetentes para fazer toda informação chegar às pessoas e permitam à sociedade prestar informações de utilidade pública. “Mas também temos de ter mecanismos institucionais, feitos pelo próprio governo, que incorporam processos de gestão e participação pública, como o e-democracia”, disse.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.