Política e Administração Pública

Oposição quer analisar nesta semana os vetos ao Orçamento de 2011

09/05/2011 - 13:34  

A oposição quer incluir na pauta da sessão do Congresso de quarta-feira (11) os vetos do governo ao Orçamento deste ano. A sessão foi convocada para analisar 766 vetos presidenciais a 15 projetos de lei aprovados pelo Legislativo, mas os vetos ao Orçamento de 2011 não estão na pauta.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou que seu partido vai obstruir as votações para que os vetos ao Orçamento sejam analisados. Um decreto publicado em março cortou R$ 53,6 bilhões da programação orçamentária deste ano.

"O governo nem aguardou o andamento da execução orçamentária e já cortou, sem considerar a possibilidade de congelar, de contingenciar para depois fazer o investimento”, disse Duarte Nogueira. “Foi uma medida autoritária, antidemocrática.”

O deputado disse que o governo vetou dispositivos do Orçamento com a justificativa de contenção de gastos, mas continuou gastando sem critérios, mesmo no atual momento de inflação. Ele também criticou o aumento do número de ministérios. “Um governo que tinha 26 ministérios, em 2003, chega agora a 40 ministérios, podendo até passar de 40."

Nogueira afirmou que já conversou com outros líderes da oposição para que acompanhem o PSDB na obstrução. Ele disse que há parlamentares da própria base governista que estão insatisfeitos com os cortes ao orçamento.

PT é contra
O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), no entanto, avaliou que não há necessidade de analisar os vetos do Orçamento deste ano. "São vetos que foram necessários ao Orçamento da União. Estimou-se uma arrecadação acima do que efetivamente será arrecadado."

A sessão do Congresso Nacional foi convocada para quarta-feira, ao meio dia, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Matéria atualizada às 15 horas.

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.