Política e Administração Pública

Saiba mais sobre Marco Maia, o novo presidente da Câmara

01/02/2011 - 22:48  

O gaúcho Marco Maia (PT-RS), 45 anos, está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara. A partir de 2009, ele ocupou a 1ª vice-presidência da Casa, assumindo a presidência em dezembro passado, após a renúncia de Michel Temer, eleito vice-presidente da República.

Conheça um pouco da trajetória de Marco Maia com a reportagem da TV Câmara.

Maia tornou-se nacionalmente conhecido após assumir a relatoria da CPI que investigou o chamado “apagão aéreo”, em 2007. A comissão foi criada para analisar o sistema de controle aéreo do País, após a queda de um avião da Gol, que colidiu no ar com outra aeronave, em 2006, provocando a morte de 148 passageiros e seis tripulantes.

Oriundo do movimento operário, Marco Maia iniciou a vida política como dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, sua cidade natal, em 1984. No ano seguinte, filiou-se ao PT. A partir daí cresceu na hierarquia do partido, ocupando os cargos de secretário estadual de Administração e Recursos Humanos e de presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), durante gestões petistas no estado.

Na Câmara, além de relator da CPI, foi vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e coordenador da bancada gaúcha no Congresso.

O deputado disputou a presidência da Casa com o apoio oficial de 21 dos 22 partidos com representação na Câmara. Entre as propostas que pretende implementar, estão o respeito à representação proporcional das forças políticas nos diversos espaços da Câmara, a defesa da execução das emendas parlamentares, a maior representatividade das mulheres em cargos diretivos e a modernização tecnológica e administrativa da Casa.

Da Reportagem/DC
Edição - Bruno Angrisano

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.