Política e Administração Pública

Jader Barbalho renuncia ao mandato de deputado

30/11/2010 - 11:42  

Arquivo - Bernardo Hélio
Ao renunciar, Jader protesta contra veto da Justiça à sua candidatura ao Senado.

O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) renunciou nesta terça-feira ao seu mandato, por meio de carta encaminhada à MesaA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). da Câmara.  Sua vaga será ocupada pela suplente Ann Pontes, também do PMDB.

Jader concorreu ao Senado na última eleição e recebeu 1,8 milhão de votos, mas não foi considerado eleito porque sua candidatura havia sido negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) – decisão que foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estou, face à decisão do STF, na extravagante situação de ser, ao mesmo tempo, elegível e inelegível, em decorrência de um empate que acaba por anular o voto de 1,8 milhão de eleitoras e eleitores do Pará, cassando meu mandato de senador da República para o qual fui democraticamente eleito”, diz o deputado, na carta.

“Retorno ao Pará para empreender minha luta, ainda acreditando na via judicial para corrigir a violência política de que sou vítima em plena democracia, junto com 1,8 milhão de paraenses, brasileiros, que não têm dúvida quanto à minha elegibilidade e me escolheram como seu senador da República”, acrescenta.

Veja a íntegra da carta do deputado

* Matéria atualizada às 12h25

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.