Política e Administração Pública

Partidos da coalizão de Dilma conseguem maioria para mudar Constituição

06/10/2010 - 09:57  

   Partido Nº deputados
PT 88
PMDB 79
PR 41
PSB 34
PDT 28
PSC 17
PCdoB 15
PRB 8
PTC 1
Total 311

Os nove partidos que se coligaram para apoiar a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República elegeram, em conjunto, um total de 311 deputados – três a mais que a maioria qualificada exigida para a aprovação de emendas à Constituição.

O cientista político Octávio Amorim Neto analisa, em entrevista à TV Câmara, como deve se comportar o Congresso eleito a partir de 2011

Na prática, isso significa que, se a candidata Dilma Rousseff for eleita no segundo turno, vai contar com maioria parlamentar suficiente para encaminhar propostas que sempre dividiram opiniões na Câmara, como, por exemplo, as reformas tributárias e política.

Oposição
Já os partidos coligados com o candidato José Serra elegeram 112 deputados – 53 do PSDB, 43 do DEM, 12 do PPS e 4 do PMN. O PV da candidata Marina Silva elegeu 15, e o Psol do candidato Plínio de Arruda Sampaio manteve uma bancada de três deputados.

Também obtiveram representação na Câmara outros oito partidos que permaneceram independentes na disputa presidencial. O PP elegeu 41; o PTB, 21; o PTdoB, 3. PHS, PRP e PRTB elegeram cada qual 2 deputados, e PTC e PSL, 1.

Reportagem - Luiz Claudio
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.