Política e Administração Pública

Câmara define projetos que serão votados por crianças

Propostas, selecionadas entre 857 inscrições, são de estudantes de Sobradinho (DF), Campos dos Goytacazes (RJ) e João Ramalho (SP).

27/09/2010 - 15:00  

Plenarinho
Estudantes que participam do programa têm uma nova visão do processo parlamentar.

A Câmara dos Deputados definiu nesta segunda-feira os três projetos de lei selecionados para a edição deste ano da Câmara Mirim, que será realizada em 21 de outubro. São eles:

- Obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças em ônibus, da estudante Lorena Gomes Mendes Resende, que cursa a 6ª série da Centro de Educação Nery Lacerda (Sobradinho/DF);
- Construção de canis de adestramento para cães-guia, da estudante Milena Rodrigues Azevedo da Silva, que cursa a 6ª série da Escola Laura Vicunha (Campos dos Goytacazes/RJ); e
- Instalação de bicicletários em prédios e áreas públicas, da estudante Patrícia Bezerra da Rocha, que cursa a 5ª série da Escola Estadual de João Ramalho (João Ramalho/SP).

As propostas, escolhidas entre 857 inscrições de alunos de todo o País, serão discutidas e votadas por cerca de 400 deputados mirins, simulando uma sessão no Plenário Ulysses Guimarães. A principal preocupação dos candidatos a deputados mirins foi a escola, tema de 24% dos projetos apresentados. Outros assuntos de destaque foram o meio ambiente (16%), a família e assistência social (11%) e tratamento de lixo e reciclagem (9%).

Carreira política
Autor de um dos projeto de lei aprovados na Câmara Mirim do ano passado, o estudante de uma escola particular de Brasília João Pedro de Souza Mello, de 13 anos, considera a participação no evento uma experiência única, que contribuiu para seu aprendizado e o ajudou a ter uma visão mais clara do trabalho dos deputados.

Seu projeto proíbe o fumo de cigarros perto de menores de 18 anos em lugares habitualmente frequentados por crianças, como os parques de diversão. "A Câmara Mirim é uma verdadeira aula de cidadania. Depois que participei, tive uma visão mais clara de como funciona a aprovação de um projeto de lei. Isso despertou meu interesse por projetos de lei. Pesquisei e aprendi muito", afirma.

João Pedro ainda tem dúvidas sobre qual profissão seguir, Direito ou carreira política. Ele diz que depois da participação na Câmara Mirim começou a pensar na possibilidade de, futuramente, se candidatar a deputado ou senador.

Nova visão
Para o estudante de uma escola pública de São Paulo Richard Santos Oliveira, de 14 anos, a Câmara Mirim o ajudou a conhecer e melhorar a sua visão em relação ao trabalho dos deputados. "A mídia só mostra corrupção. Antes de participar da Câmara Mirim tinha uma visão negativa do trabalho dos deputados", lembra.

A proposta de Richard Oliveira, também aprovada em 2009, obriga a construção de sistema de armazenamento reaproveitamento de água das chuvas em todos prédios públicos a serem projetados.

O estudante diz que o programa "abriu mais janelas para a sua visão" e pensa também em seguir carreira política. "Primeiro, penso em me candidatar a deputado, aprovar novas leis e, quem sabe, futuramente, ser presidente e mudar a imagem do nosso Brasil", sonha.

Da Assessoria de Imprensa/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.