Política e Administração Pública

Agência Câmara compara propostas presidenciais com projetos de lei

Série de reportagens relaciona os principais projetos em tramitação na Câmara com as promessas de campanhas comuns entre os candidatos à Presidência em quatro áreas: saúde, segurança pública, emprego e educação.

06/09/2010 - 13:54  

Principais projetos sobre saúde:

A Agência Câmara inicia a série de reportagens sobre as propostas dos presidenciáveis pelo tema da saúde — campeã de preocupação dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope em junho. 63% dos entrevistados disseram que o tema deve ser prioridade do próximo governo, 20% a mais do que o registrado por pesquisa idêntica feita no período anterior às eleições de 2006.

As reportagens comparam as principais plataformas de campanha defendidas por pelo menos dois candidatos na área da saúde com os projetos similares que tramitam na Câmara. A conclusão é que os debates das campanhas já estão em andamento no Congresso há anos.

É o caso, por exemplo, da garantia de mais recursos para a saúde, objeto da proposta de regulamentação da Emenda Constitucional 29 (PLP 306/08), que os três principais candidatos à Presidência, segundo as pesquisas de intenção de voto – Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – prometeram levar adiante. O mesmo ocorre com as propostas de distribuição de medicamentos gratuitos e de melhorias aos profissionais da saúde.

O candidato do Psol, Plínio de Arruda Sampaio, foi incluído no levantamento porque o seu partido tem representação no Congresso, assim como os três que pontuam nas pesquisas. Suas propostas, no entanto, não são compartilhadas pelos outros candidatos.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 306/2008

Íntegra da proposta