Política e Administração Pública

O futuro - urnas biométricas

05/08/2010 - 18:01  

Divulgação/Agência Brasil
A urna biométrica identifica a impressão digital do eleitor.

A biometria, uma nova forma de identificação ainda em fase de testes pela Justiça Eleitoral, será utilizada no pleito deste ano – serão 60 municípios de todas as regiões brasileiras. A tecnologia permite identificar uma pessoa a partir das características de sua íris, retina, impressão digital, voz e formato do rosto e da mão.

No sistema biométrico brasileiro, o eleitor é identificado por sua digital e também pela fotografia, que é reproduzida na folha de votação manuseada pelo mesário. Foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 em São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).

A Justiça Eleitoral deverá equipar, até 2018, todos os municípios brasileiros com urnas biométricas, aumentando a segurança da votação e concluindo a informatização do processo eleitoral. Até agora, apenas a identificação do eleitor permanece manual, sendo eletrônicas a votação e apuração dos votos.

Após entregar o título ao mesário, o eleitor registrará o dedo no sensor biométrico, que desbloqueará ou não a urna eletrônica para seu voto.

A troca do título pela impressão digital ainda depende da montagem de um banco com as impressões de três dedos de cada eleitor.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.