Ex-presidente do BC alerta para tamanho da dívida brasileira

18/11/2009 - 15:48  

Em audiência pública da CPI da Dívida Pública iniciada há pouco, o ex-presidente do Banco Central (BC) Armínio Fraga disse que a situação da dívida nacional não é tranquila como se tem colocado. "A nossa dívida não é pequena. Ela é perfeitamente administrável, mas pequena ela não é", ressaltou.

Fraga discordou da posição do economista e secretário de Cultura de São Paulo, João Sayad, que disse na semana passada, também em audiência da CPI, que o atual índice de endividamento do País, abaixo de 30% do PIB, é bastante razoável, pois estaria de acordo com as exigências da União Europeia para que um país possa aderir ao Euro.

O ex-presidente do BC explicou que o princípio que rege os governos que fazem empréstimo é o mesmo das famílias que pedem financiamento. "A justificativa é a mesma: fazer investimentos que não poderiam ser feitos naquele momento sem empréstimo e que devem gerar um retorno social que compense os juros que terão de ser pagos", afirmou.

Ele destacou, no entanto, que na prática não é sempre que esses empréstimos geram bons retornos. Para ele, muitas vezes eles estão ligados a visões de curto prazo e à falta de consideração quanto à herança que será deixada. "Como as gerações futuras não estão lá para se defender, alguns governantes não tão responsáveis fazem dívidas que elas terão que pagar depois."

A audiência, da qual também participa o presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Souto, ocorre no plenário 12.

Reportagem – Juliano Pires
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.