Parlamento Jovem aprova 5 projetos de lei sobre meio ambiente

13/11/2009 - 19:27  

No encerramento de uma semana de simulação de uma jornada parlamentar,78 jovens do terceiro ano do ensino médio, de todos os estados, votaram oito projetos apresentados no Plenário. Após passarem por análise das comissões temáticas, foram aprovadas sete proposições, sendo que cinco se referem ao meio ambiente.

Na sexta edição do Parlamento Jovem, os estudantes aprovaram projeto de Danilo Fonseca, de Minas Gerais, que propõe ações educativas nos estabelecimentos comerciais para substituir sacolas plásticas por alternativas de menor impacto ambiental. Também foram aprovados projetos de dois estudantes do Rio Grande do Sul, um que cria normas para coleta e reciclagem do lixo eletrônico, de Elenice Weiler; e o que obriga a captação de águas pluviais em novas escolas públicas, de Thalisson Gomes.

Já o estudante Leandro Ferreira, do Espírito Santo, teve aprovado seu projeto que propõe a substituição de copo descartável por canecas personalizadas em todas as repartições públicas do País.

A proposta da estudante Priscila Ogg, de Santa Catarina, responsabiliza as indústrias pelos danos ambientais causados pelas embalagens de seus produtos. "É preciso reutilizar as embalagens porque as indústrias fazem embalagens maravilhosas, chiquérrimas, e depois são descartadas, jogadas fora", assinalou. Priscila acrescenta que se esse projeto se tornar lei o volume de embalagens descartadas vai diminuir consideravelmente.

Detentos
Os jovens também aprovaram projeto de Soraya Nascimento, da Bahia, que permite aos detentos trabalhar para ajudar na renda familiar. A estudante argumenta que, como a maioria dos presos são homens, a maioria deixa esposa e filhos sem condições financeiras para se manterem.

Também foi aprovado projeto do jovem Iúri Castilhos, do Rio de Janeiro, que propõe medidas para a melhoria da educação.

Somente foi rejeitado o projeto que obrigava a gratuidade da educação básica e superior, proposta pelo estudante Cassiano Barreto, do Pará.

No encerramento do programa, nesta sexta-feira, a estudante Luisy Andrade Darcy, do Rio de Janeiro, disse que se sentiu honrada por ter presidido o Parlamento Jovem. "Foi muito honroso representar os jovens parlamentares de todo o País nesta edição de 2009, principalmente por ser uma mulher na Presidência."

Os projetos aprovados poderão, posteriormente, se tornar propostas de autoria de deputados e tramitar na Câmara.

Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos participantes foram custeados pela Câmara.

Veja a íntegra do resultado da votação

Saiba mais detalhes sobre o programa Parlamento Jovem

Notícias relacionadas:
Temer vai sugerir Parlamento Jovem às assembléias legislativas
Parlamento Jovem define Mesa Diretora dos trabalhos
Câmara divulga aprovados para 6ª edição do Parlamento Jovem

Da Redação/ RCA
Colaboração - Estudantes de jornalismo da Unicesp, de Brasília

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.