400 alunos simulam votação de projetos em sessão mirim

22/10/2009 - 14:18  

Mais de 400 alunos do ensino fundamental de todo o País participaram nesta quinta-feira de sessão do Câmara Mirim. Os estudantes votaram três projetos de lei selecionados entre 600 apresentados por crianças no site www.plenarinho.gov.br.

Richard Santos Oliveira, de São José dos Campos (SP), apresentou uma proposta sobre o reaproveitamento da água da chuva; João Pedro de Souza Mello, de Brasília (DF), apresentou um projeto que proíbe fumo perto de crianças; e Carlos Marcus da Silva, de Iracema (CE), apresentou proposta para reformular os Conselhos Tutelares.

Carlos Marcus, de 14 anos, veio da cidade de Iracema no interior do Ceará com menos de 15 mil habitantes. Ele mora num sítio sem acesso a internet e vai de pau-de-arara para a Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, onde cursa a 8ª série. Ele explica que seu projeto propõe a reformulação dos conselhos tutelares.

Se seu navegador não puder executar o vídeo,<a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir,<a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/out/Carlos Marcus da Silva.mp3">obtenha o vídeo</a>e salve-o em seu computador.

Carlos Marcus pediu mudanças no Conselho Tutelar e prestou homenagem a duas crianças mortas pelo pai.

"O conselho tutelar é um órgão importante na solução dos problemas municipais. Até nos problemas escolares eles atuam. Quando um aluno falta demais, chama o conselho tutelar. Quando um aluno tem uma discussão com outro, chama o conselho tutelar. E por isso eu escolhi [esse projeto] para que os conselheiros sejam pessoas de bem para lidar com as crianças e os adolescentes."

O presidente da Câmara, Michel Temer, falou sobre a importância de formar os cidadãos desde cedo. "Acho que é um instante muito útil da Câmara porque ajuda a formar mentalidades que trabalharão para democracia no País."

O coordenador da Frente Parlamentar em defesa da Criança e do Adolescente, deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), afirmou que os parlamentares devem estar atentos às propostas trazidas pelas crianças. "A análise do que esses meninos e meninas estão trazendo para o debate pode nos ajudar a entender quais são os temas que despertam a atenção deles."

O programa Câmara Mirim é realizado anualmente pelo Plenarinho e é aberto a todos os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Notícias relacionadas:
Deputados mirins aprovam três projetos na Câmara
Comissão aprova projeto de deputada mirim sobre transporte escolar

Reportagem - Geórgia Moraes / Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.