Seguridade aprova redução de tributos de medicamentos

16/09/2009 - 13:58  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6084/05, do deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), que estabelece a isenção da Cofins e do PIS/Pasep incidentes sobre operações com medicamentos de uso humano. A proposta também isenta dos mesmos tributos a importação e a receita bruta de venda no mercado interno.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para o autor, o projeto amplia o acesso da população aos medicamentos, por reduzir a elevada carga tributária que incide sobre esses produtos.

O relator da proposta, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), deu parecer favorável. Segundo ele, o projeto é relevante, embora o "grande vilão" nesse caso seja o ICMS, que chega a representar 23,45% do preço final produto.

Se seu navegador não puder executar o vídeo,<a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir,<a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/set/Sonora Darcísio Perondi.mp3">obtenha o vídeo</a>e salve-o em seu computador.

Perondi: desonerar o custo dos medicamentos é dar acesso a quem precisa.

"Embora 65% do faturamento total do setor de medicamentos esteja
isento desses tributos, consideramos importante consolidar e ampliar essa
política, por meio de um instrumento legal, em que a totalidade dos produtos farmacêuticos fique desonerados desse encargo", afirmou.

Notícias relacionadas:
CCJ rejeita mudança em norma para venda e propaganda de remédios
Distribuidor poderá ser obrigado a recolher remédio vencido

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6084/2005

Íntegra da proposta