Deputados mirins aprovam três projetos na Câmara

23/10/2008 - 13:58  

Quase 400 crianças lotaram o Plenário Ulysses Guimarães na manhã desta quinta-feira, durante a terceira edição do programa educativo Câmara Mirim. Três projetos elaborados por alunos do ensino fundamental foram aprovados pelas crianças, que fizeram o papel de deputados.

Um dos projetos obriga a Casa da Moeda a incluir nas notas de Real a inscrição em braile do valor correspondente. O projeto foi elaborado por Stephanie Ferreira, de São José dos Campos (SP), e foi "apadrinhado" pelo deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP). "Nós vamos pedir para a Consultoria dar uma olhada. Precisamos ter uma análise de custo, mas, de qualquer forma, já está apadrinhado", disse o deputado.

Gabriela Uchoa Barcellos, estudante de 12 anos, de Manaus, foi sorteada para presidir a sessão do Câmara Mirim. "Eu acho que o projeto mais importante é o dos deficientes visuais, porque eles não têm condições de ver o troco nem o dinheiro que eles estão dando. Mas os outros também são superimportantes", avaliou. A erradicação de verminoses em escolas e a obrigatoriedade de primeiros socorros nas empresas foram os temas dos outros projetos aprovados.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, participou da abertura da sessão e ressaltou a importância do programa. "A nossa tentativa é estimular a iniciativa de crianças e adolescentes, para que eles reflitam sobre as questões do seu interesse e proponham soluções na forma de projetos de lei. A gente gosta de acreditar que isso também vai fazer que essas crianças e adolescentes, amanhã, tenham interferência na vida nacional, participando da política", disse.

O programa Câmara Mirim é realizado anualmente pelo site Plenarinho. É aberto a todos os alunos da quarta à oitava série do ensino fundamental.

Democracia
Chinaglia destacou para as crianças a importância do regime democrático: "Neste ano, comemoramos 20 anos da Constituição brasileira. Vocês, na escola, com a família, vão perceber que, durante um período grande, no Brasil, não se podia votar para presidente da República, não se podia votar para governador, não se podia votar para prefeito das capitais, e outras coisas que eram proibidas. Então, quando a gente fala na democracia, estes direitos, hoje nós temos. A Constituição foi escrita, votada pelos deputados e senadores constituintes, mas, ao mesmo tempo, milhões e milhões e milhões de brasileiros tiveram iniciativas".

O deputado Emanuel Fernandes afirmou que o programa Câmara Mirim é uma oportunidade para educar crianças e jovens para o exercício democrático. "As gerações mais antigas aprenderam na prática o valor da democracia. Lutaram contra a ditadura e já faz 20 anos que a gente vive num regime democrático. Essas gerações mais novas não sabem da importância do Parlamento, da importância da democracia. Eu creio que é uma forma de você mostrar às crianças, às futuras gerações, a importância da democracia."

Notícias anteriores:
Comissão aprova projeto de deputada mirim sobre transporte escolar

Reportagem - Cristiane Bernardes/ Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.