Câmara aprova alerta sobre fenilalanina em rótulos

24/04/2008 - 18:04  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o Projeto de Lei 2414/91, do ex-deputado Delcino Tavares, que obriga os fabricantes de alimentos a informarem na embalagem a quantidade de fenilalanina contida no produto. O texto também obriga as empresas a incluir nas embalagens informações sobre composição química dos alimentos, sempre na parte externa do produto e "em caracteres salientes". O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise do Senado.

Toxicidade
A fenilalanina é encontrada no aspartame, um adoçante bastante utilizado em refrigerantes, e é prejudicial à saúde de pessoas que sofrem de uma doença hereditária chamada fenilcetonúria (PKU). Segundo a literatura médica, os doentes com PKU que ingerem a fenilalanina sofrem de diferentes sintomas de toxicidade, incluindo atrasos mentais em crianças e distúrbios intelectuais nos adultos. O autor lembra que a fenilcetonúria atinge cerca de 10% da população brasileira, da forma mais simples até situações graves e irreversíveis.

O relator da proposta, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), acatou em seu parecer o PL 2093/03, do deputado Júlio Delgado (PPS-MG), que tramita apensado. Esse projeto prevê que todos os alimentos pré-embalados que contenham fenilalanina apresentem, em sua rotulagem, advertência que indique a presença dessa substância. Também os medicamentos que contenham a substância deverão trazer essa informação nas respectivas bulas.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita norma sobre rótulo de transgênicos
Rótulo alimentar poderá conter quantidade dos ingredientes
Comissão aprova advertência sobre lactose em laticínios
Comissão aprova projetos sobre divulgação de gordura trans

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.