Meio ambiente e energia

Audiência na Câmara discute uso de cães em teste para fungicida

11/06/2019 - 08:48  

Mariana Figuero / Stock.XCHNG
Beagle
Os beagles são escolhidos, segundo o parlamentar, por seu comportamento dócil

O uso de cães da raça beagle como cobaias em testes de fungicida será discutido nesta tarde na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

O deputado Fred Costa (Patri-MG), que pediu a realização do debate, cita que reportagem da Rede Brasil Atual, em que a Humane Society, organização de defesa dos animais dos Estados Unidos, denuncia o envenenamento de um cão da raça Beagle em laboratório. “A Humane Society afirmou que os testes são para um fungicida fabricado pela Dow AgroSciences que será vendido no Brasil”, afirma o parlamentar.

A Dow AgroSciencesc reconheceu, em nota, que há melhores maneiras de obter os dados necessários para o estudo e afirma que tem trabalhado “em estreita colaboração com a Humane Society para incentivar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] a alterar seus requisitos de testes em animais para pesticidas".

Foram chamados para discutir o assunto, entre outros:
- a promotora de Justiça do Prodema (Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural) do Ministério Público da União, Luciana Bertini Leitão;
- os veterinários Luiz Cesar Cavalcanti Pereira da Silva e Flávia Quadros Campos Ferreira;
- as ativistas Alexia Dechamps e Carolina Mourão; e 
- um representante da Anvisa.

Confira a lista completa de convidados

A reunião será realizada a partir das 14 horas, no plenário 8.

O debate será interativo e quem quiser poderá enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados por meio do banner abaixo.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.