Meio ambiente e energia

Câmara lança programa de sustentabilidade com metas para os próximos dois anos

05/06/2019 - 20:00  

A Câmara dos Deputados lançou hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, um programa de sete metas de sustentabilidade, coordenado pela 1ª Secretária da Casa, deputada Soraya Santos (PL-RJ).

O programa inclui uma série de ações, como a redução do consumo de garrafas plásticas de água mineral, metas de redução de impressão, aumento da compostagem e reciclagem de resíduos de restaurantes da Casa, incentivo ao uso de bicicletas por servidores e investimento em geração de energia sustentável.

“Aqui é a Casa que aprova as leis e aqui tem que ser aplicado o que a gente entende como responsabilidade social e ambiental”, disse a deputada.

O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destacou a responsabilidade da Câmara em dar o exemplo para as demais casas legislativas e para a administração pública em geral.

“A Câmara é uma cidade, com quase 10 mil pessoas circulando diariamente, e o consumo de descartáveis, água e energia é muito grande. Por isso é importante que a Câmara dê o exemplo em suas políticas administrativas. Já temos uma série de medidas implementadas, inclusive gabinetes com certificação ambiental”, disse.

O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, disse que as sete metas anunciadas pela 1ª Secretaria representam um esforço da Casa em aprimorar mecanismos de gestão já existentes, como o EcoCâmara, escritório ambiental responsável por ações de sustentabilidade criado há 17 anos. “Agora vamos criar um ambiente para reproduzir nossas ações para uma rede em todo o país”, disse.

Cada uma das metas anunciadas tem ações previstas para os próximos dois anos, com o envolvimento de diversos setores da Casa.

São elas: implantar soluções sustentáveis de mobilidade urbana, com o incentivo ao uso de bicicletas; aprimorar a gestão de resíduos sólidos, com o envio de resíduos orgânicos dos restaurantes para compostagem; redução do consumo de plástico descartável, com a troca de água mineral por água filtrada; prêmios a iniciativas de sustentabilidade dos diversos setores da Câmara; implantação de geração e abastecimento de energia e de água com base em fontes sustentáveis, como energia fotovoltaica; e o desenvolvimento de soluções de tecnologia sustentável de impressão.

Outra meta anunciada é a criação, em outubro, da Rede Nacional do Legislativo Sustentável, em parceria com o Senado e o TCU, com o objetivo de compartilhar experiências de sustentabilidade com câmaras municipais e assembleias estaduais.

Reportagem - Lincolon Macário
Edição - Antonio Vital

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.