Meio ambiente e energia

CPI de Brumadinho ouve depoimento de funcionários da empresa Potamos

A empresa fez parte do consórcio que avaliou o risco de 12 barragens, entre elas a do Córrego do Feijão, que se rompeu em janeiro na cidade Mineira de Brumadinho

21/05/2019 - 10:06  

Felipe Werneck/Ibama
Desastre de Brumadinho
A lama de rejeitos atingiu parte do centro administrativo da Vale, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho ouve, nesta tarde, o depoimento o diretor e o engenheiro da empresa Potamos, respectivamente, Rodrigo de Almeida Leite Barbosa e Fernando Alves Lima. A reunião atende a requerimento dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Igor Timo (Pode-MG).

Correia explica que a empresa Potamos celebrou contrato com a Vale em 2017, junto com outras empresas consorciadas, para fazer o Cálculo de Risco Monetizado de cerca de 12 barragens, entre as quais, a barragem B1 da Mina de Córrego do Feijão. “Consta que posteriormente houve divergências, além de aspectos financeiros, também quanto ao cálculo do fator de risco da barragem B1 entre as empresas subcontratadas”, afirma.

O parlamentar entende que a convocação de funcionários da Potamos é essencial para esclarecer o que aconteceu nos meses e dias anteriores ao rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão. “Também é preciso definir o conhecimento da situação da barragem entre os diferentes funcionários e níveis de decisão da empresa, a fim de estabelecer as respectivas responsabilidades”, acrescenta.

Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho se rompeu deixando até agora 240 mortos e 32 desaparecidos.

A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa e uma CPI para acompanhar o caso. Além disso, vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.

Outros convidados
Além dos funcionários da Potamos, serão ouvidos:
- a engenheira geotécnica vinculada à gerência de geotecnia da Vale, Cristina Heloiza da Silva Malheiros; e
- o gerente afastado da Vale, Alexandre de Paula Campanha.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 11. 

Assista ao vivo

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.